sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mudança de estação

A cada três meses a estação muda, passamos do verão ao outono, do inverno para a primavera. Em alguns estados a diferença das estações só é sentida pela mudança no regime de chuvas e passamos da seca à chuva.

Damos pouca atenção a como estas mudanças de estação influenciam o jardim, como devemos nos preparar e preparar o jardim para estas mudanças. Cada estação tem as suas características e alguns cuidados não podem ser esquecidos. Na mudança do verão para o outono, precisaremos prever a troca das flores de época e principalmente os cuidados com as plantas de verão, que depois de ter alegrado nossos jardins com as cores da sua florada, agora precisam de uma boa adubação e de podas para poder recuperar o seu porte e revigorar depois do esforço feito.

Algumas plantas podem começar a ser podadas, uma boa dica é a de programar sempre as podas para o período depois da florada, as plantas estão se preparando para se recuperar de um verão intenso e uma poda ajudará a manter a forma e a proporção do jardim. Devemos lembrar que para cada tipo de planta existe um tipo de poda, as podas de final de verão, são podas menos intensas, para que a planta possa aproveitar ainda o final do calor e as chuvas de verão.

As chuvas intensas compactam o solo e utilizar chips ou mulching para formar uma boa cobertura do solo, ajuda a evitar a compactação intensa, o material que sobra das podas leves e dos cortes do gramado, pode ser utilizado depois de compostado para formar uma boa cobertura sobre os canteiros, este material será gradualmente incorporado ao solo e aumentará a sua fertilidade e melhorará muito a sua estrutura proporcionando plantas de raízes mais fortes e mais vigorosas.

A adubação deve merecer nossa atenção especial, as chuvas e o forte desenvolvimento das plantas no verão, faz que seja época de recuperar a fertilidade do solo, uma boa adubação para todo o jardim é recomendada e nos canteiros novos de flores de época é bom adubar de novo, para que o jardim no outono continue com a beleza desta estação.
Entre em contato com:
Jordi Castan
jordi@aboavista.com.br
Telefone: (47) 3432 5950