sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sistema de filtragem para lagos ornamentais

O sistema de filtragem de um laguinho ornamental é indispensável para o sucesso do projeto. Não há forma de obtermos água limpa e cristalina com peixes saudáveis sem um sistema de filtragem compostos por equipamentos específicos e bem dimensionados para cada tamanho e tipo de lago.

Basicamente, o sistema de filtragem é composto por 3 equipamentos: Filtro Biológico, Filtro Ultravioleta e Bomba de circulação submersa. Estes componentes formam um sistema interligado que mantém o lago equilibrado e principalmente uma qualidade da água permanentemente cristalina.

O Filtro Biológico se desenvolveu muito nos últimos anos, e se tornou indispensável no processo de filtragem dos lagos ornamentais de pequeno e médio porte. Este filtro retém a sujeira visível, toda a matéria orgânica em suspensão no lago, através da suas esponjas especiais. Chamamos este filtro popularmente de filtro biológico, pois nele, há um estágio de filtragem e que a considero a mais importante. É o local onde se fixa a maior parte das bactérias nitrificantes (bactérias benéficas ao lago, que se alimentam de todo o resto de material orgânico, tornando água limpa e equilibrada). Dentro do filtro há uma mídia filtrante que podem ser pequenas bolinhas vazadas de plástico para oferecer maior área de fixação das bactérias, como pode ser também pequenos anéis de cerâmica ou vidro expandidos, bastante porosos. A última é a melhor e mais cara, os resultados são fantásticos. Neste filtro, podemos trabalhar ainda com carvão ativado, que remove o mau odor, mas não são em todos os projetos que o carvão ativado deve ser utilizado. Existem alguns modelos deste equipamento, os filtros que são pressurizados é a melhor opção. Jamais utilize filtro de piscina para os projetos de lagos ornamentais, é um erro grave. São produtos completamente diferentes.

Filtro Ultravioleta é um equipamento incrível. Nada mais é do que um equipamento que contém uma lâmpada ultravioleta por dentro, onde a água recebe uma radiação UV. Este filtro vai garantir água cristalina para o lago. A radiação UV elimina diretamente os microorganismos que dão origem a “água verde”. Possui ação esterilizadora, contra bactérias e protozoários possivelmente prejudiciais aos peixes, eliminando focos de doenças no lago. Já existem filtros biológicos com a lâmpada ultravioleta embutida.

A bomba de circulação submersa de água é o coração do lago. Bombeia a água para o filtro biológico e filtro ultravioleta. São bombas exclusivamente projetadas para lagos ornamentais, de alto desempenho e durabilidade, funciona submersa no lago, que oferece total ausência de ruídos. São usadas também para a ornamentação, na elaboração de cascatas e chafarizes. Vazões que variam de 2.000 litros/hora até 25.000 litros/hora. O uso de bombas de piscina não é uma boa idéia, elas não foram projetadas para funcionar 24 horas, consomem mais energia e fazem muito barulho.

O dimensionamento adequado do sistema para cada lago é fundamental. Leva-se em consideração o tamanho do lago, o local, quais e quantos animais o habitam e a até mesmo o tipo de ração oferecida. Com este sistema de filtragem, composto por estes 3 equipamentos, com certeza vai oferecer ótimos resultados, gerando satisfação do cliente e do responsável pelo projeto.

Até a próxima!
Entre em contato com:
Fernando Henrique T. Wunderlich
contato@aquabay.com.br
Telefone: (48) 3304 8594