quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tecnologias do Bem

Pare de reciclar! Comece a consertar!

conserte O título deste post, deliciosamente polêmico, encerra o “manifesto pelo conserto”, ou “Repair Manifesto”, um movimento criado ontem pelos holandeses da Platform21. Veja o manifesto inteiro:

1. Faça seus produtos durarem mais! Consertar significa a oportunidade de dar a um produto uma segunda vida. Consertar não é anticonsumo: é antidesperdício.

2. As coisas têm que ser projetadas para poderem ser consertadas. Designer de produtos: faça coisas consertáveis. Forneça informações claras sobre como consertar. Consumidor: compre coisas que você sabe que podem ser consertadas, ou descubra por que elas não existem. Seja crítico, faça perguntas.

3. Consertar não é substituir uma peça.
Não estamos falando em jogar fora a parte que está quebrada, mas de realmente remendar criativamente.

4. O que não mata engorda. Toda vez que você conserta algo você acrescenta ao seu potencial, à sua história, à sua alma e à sua beleza inerente.

5. Consertar é um desafio criativo. Fazer reparos é bom para a imaginação e ensina a usar novas técnicas, ferramentas e materiais.

6. Conserto não sai de moda.
Não se conserta para deixar os produtos na moda. Não há datas de validade para produtos que podem ser reparados.

7. Consertar é descobrir.
Ao consertar você descobre coisas incríveis sobre como os objetos funcionam. Ou não funcionam.

8. Conserte – mesmo quando a crise acabar.
Se você acha que este manifesto tem a ver com a recessão, esqueça. Não estamos falando de dinheiro, mas de mentalidade.

9. Coisas consertadas são únicas. Mesmo falsificações se tornam originais quando você as conserta.

10. Consertar é ser independente. Não seja um escravo da tecnologia – seja seu mestre.

11. Você pode consertar tudo, mesmo um saco plástico.
Mas nós recomendamos arrumar uma sacola que dure mais. E, quando ela estragar, consertá-la.

Pare de reciclar! Comece a consertar!

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/

_________________________________________________

Conheça algumas engenhocas do Curupira.

pasteorizador 15

Pasteurizador feito com latão.

Este “latão de pressão” foi construído para pasteurizar o substrato (folha de bananeira seca e picada), para inoculação de sementes de cogumelo. Na parte central da tampa foi adaptado uma válvula de água para escapar o excesso de vapor (fixada com durepoxi). E em torno da tampa foi colocada uma tira de borracha de câmera de pneu para ajudar na vedação. Visite a página Cogumelos, cultive em casa onde demonstro através de fotos e legendas, um passo a passo de como cultivar cogumelos Pleurotus em casa a partir de folhas de bananeira seca, com um mínimo de investimento.

pasteorizador01_________________________________________________

image005a.jpg

Aquecedor solar para água – feito com mangueira preta enrolada em espiral e colocada dentro de caixa de madeira coberta com vidro temperado reciclado de fogão. A água passa antes por dentro de um pneu preto com alguma cobertura transparente (vidro/plástico) para manter o calor interno, onde há 50m de mangueira enrolada fazendo um pré-aquecimento antes de entrar na estufa. Costumo usá-la mais no inverno pois a temperatura da água chega pronta para o chimarrão. Sugerimos o uso de um misturador na saida da água para controlar a temperatura.

DESENHO_AQUECEDOR_________________________________________________

image006-a.jpg

Aspersor de água para irrigação de canteiros, feito com mangueira preta e cotonetes.

_________________________________________________

image007a.jpg

Luminária solar feita com garrafa pet. Sugerimos garrafas de coca-cola para aproveitar a cintura encolhida. As garrafas ficam cheia de água para refletir a luz do sol com um prisma, iluminando 360 graus. É mais eficiente e barato que uma telha transparente que no caso apenas direciona a luz conforme a posição do sol.

_________________________________________________

Quando a caixa estiver funcionando terá que ficar voltada para o sol e sempre numa inclinação para que o líquido escorra pelo vidro e não volte para a fruta que esta sendo desidratada. É muito importante colocar uma tela, tipo mosquiteiro para evitar a entrada de insetos, tanto na entrada como na saída da caixa. A grade que usei é a “sobra” utilizada pela Casa da Moeda, pode-se utilizar qualquer tipo de grade, desde que as frutas na caiam ou impeça a circulação de ar no interior da caixa.

image008a.jpg

_________________________________________

Saiba mais: quem quizer mais informações sobre estas técnicas, entre em contato pelo e-mail: poruga@terra.com.br ou deixe um comentário na página do blog.